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Cena Livre
 Paschoal XIII
Foto: André Cherri/Divulgação
Elenco de Nos Trilhos Abertos de um Leste Migrante



OS MILHARES DE (I)MI­GRANTES que vivem hoje na capital paulista estão, de alguma forma, representados nas histórias que o Coletivo Estopô Balaio estreia. Nos Trilhos Abertos de um Leste Migrante é um projeto que envolve um tríptico, três histórias sobre sonhos, fugas e lembranças de Martha e seu filho Erik, Janaína, e do Sr. Vital, (i)migrantes que saíram da Bolívia, de Pernambuco e de Minas Gerais, respectivamente, para construir novas narrativas pessoais na cidade de São Paulo.

DURANTE O PROCESSO de criação do espetáculo, o grupo se dispôs a escrever cartas na estação Brás da CPTM, para quem quisesse ou precisasse dessa escrita. Surpreendidos pela quantidade de boas histórias, separaram três delas. Foi ali que conheceram seus personagens, suas histórias e trajetórias (e desfechos).


OS ESPETÁCULOS são encenados e vividos por seus protagonistas e pelo público na SP Escola de Teatro, no Brás (Carta 1 - A Infância, a Promessa) e nos trens da CPTM (Carta 2 - A Vida Adulta, a Mulher e Carta 3 - A Velhice), em viagens em direção à Guaianazes e Rio Grande da Serra, respectivamente. Mu­nidos com fones de ouvido e MP4, os passageiros são convidados a avançar o olhar pelas janelas do trem, onde o audiotour auxilia no mergulho das narrativas que perpassam a vida dos imigrantes da América Latina.


A CARTA 1 - A INFÂNCIA, A PROMESSA traz a história de Erik, filho de bolivianos. Já no Brasil, Martha, sua mãe, escreveu uma carta para seu pai (avô de Erik, que estava doente na Bolívia). Martha, com o desejo de rever seu pai na Bolívia, fez a promessa de não cortar o cabelo do filho pequeno enquanto não pudesse voltar ao seu país natal e rever seu pai, para que ele mesmo pudesse cortar o cabelo de Erik.


ESSA PRÁTICA CULTURAL boliviana, em que alguém mais velho corta o cabelo da criança e dá a ela um presente, não levava em conta as dificuldades financeiras de Martha voltar à Bolívia e o tempo passou, sem que ela conseguisse cumprir a promessa. O cabelo do menino alcançou um tamanho gigantesco, o que gerou problemas na escola, no bairro e na vida social do garoto.


QUANDO FINALMENTE a mãe de Erik conseguiu voltar ao seu país com o menino, o avô de Erik não se achou à altura de cumprir a promessa e não cortou o cabelo do neto. Foi então que Erik teve a ideia de oferecer sua história para um programa da TV aberta: o cabelo imenso (media cerca de 1,20m) poderia resolver parte dos problemas financeiros da família. E assim foi que o garoto expôs sua história na TV e conseguiu reformar seu quarto.


A HISTÓRIA DE ERIK se entrelaça com o jogo geopolítico existente entre os países da América Latina e suas relações comerciais, afetivas e de poder. De maneira bem humorada, Erik e Martha propõem uma reflexão sobre os problemas enfrentados pelos cidadãos latino-americanos: das promessas de lucro fácil (na imigração para o Brasil), à rea­lidade da semiescravidão do setor têxtil, tudo é demasiado real e cruel nessa relação de irmandade com os vizinhos brasileiros.


A CARTA 1 - A INFÂNCIA, A PROMESSA tem apresentações na SP Escola de Teatro - Brás (Avenida Rangel Pes­tana, 2.401) nos dias 17, 18, 24 e 25 de novembro, às 20 horas e, em dezembro, nos dias 1, 2, 8 e 9, no mesmo horário. Ingressos grátis mediante reservas pelo e-mail: reservas@coletivoestopobalaio.com.br


O DIA DO PROFISSIONAL DA DANÇA é comemorado em 23 de novembro. Para festejar a data, o Sinddança (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo) apresenta espetáculos em 18 e 19 de novembro, sábado, às 20 horas e domingo, às 18 horas, no Teatro Alfa (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Tel.: 5693-4000, Santo Amaro). Com curadoria de Maria Pia Finócchio, o evento tem ingressos a preços populares: 10 e 20 reais.


NO DIA 18, os convidados são: Cisne Negro Cia. de Dança (com Abacadá), São Paulo Cia. de Dan­ça (com Grand Pas de Deux de O Quebra Nozes) e Sopro Cia. de Dança (com Ensaio Sobre a Liberdade), além da participação especial da dupla Nilza y Pablito em número de tango. No dia 19, Luis Arrieta (em O Cisne), Companhia de Danças de Diadema (com Novena) e Teen Broadway (com Mambo West Side Story) são os convidados. E uma apresentação de street dance fecha as duas noites do evento.


DOS GRUPOS classificados no ENDA, participam no dia 18/11: CEDAN - Cia Estável de Dança, Instituto Gnética, Studio Liria Dourado, Beth Ballet, Ballet Paula Gasparini, Cia. de Dança Re­gina Acevedo, Ballet Paula Fi­retti, EDAP - Espaço de Danças e Artes Paulista, Movimento Li­vre, Cia. de Dança CEU Ja­gua­ré e Grupo La Danse. E no dia 19/11: Grupo Fama, CEDAN - Cia Estável de Dança, OCAC Cia. de Dança, Ballet Paula Firetti, Studio Giselle Danças, Cia. Pan­teras, Garra Centro de Artes, Grupo La Danse, Ballet Thatiana Orite e Especial Grupo de Ballet.


SEGUNDO MARIA PIA Fin­nóchio, “o objetivo é reunir profissionais da dança, personalidades das artes e da cultura e imprensa especializada para reafirmar a necessidade constante de promover a dança nacional e valorizar nossos bailarinos”. O Sinddança também busca democratizar o acesso à dança, promovendo espetáculos a preços populares. “Queremos que todas as pessoas tenham acesso à cultura e possam conferir ao vivo, no teatro, o que temos de melhor no campo da dança”, declara a curadora.


Foto: Reginaldo Azevedo/Divulgação
Cisne Negro Cia. de Dança (com Abacadá)




O DIA DO PROFISSIONAL DA DANÇA foi idealizado pelo Sinddança, cuja homologação ocorreu em 1999. A instituição é também responsável pela criação do Dia Estadual da Dança Clássica (4 de junho), uma conquista mais recente, efetivada em 2013. O Sindicato também promove anualmente o ENDA (Encontro Nacional de Dança), um festival pioneiro no estímulo à dança no Brasil que chegou à 35ª edição, em 2017, além do Grande Gala ENDA.

O COLETIVO LEGÍTIMA DE­­FESA, que tem à frente o DJ Eugênio Lima, um dos fundadores do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, criou no mês da celebração da Consciência Ne­gra uma série de atividades intituladas Novembro Negro - Em Le­gítima Defesa - Poéticas-Polí­ticas à Procura de um Pouso. O projeto reunirá espetáculo teatral, performances e exibição de documentário seguida de “conferência performática”, todos tendo como tema a questão da negritude.


A PROGRAMAÇÃO tem início em 18 de novembro, sábado, às 18 horas, com a performance itinerante Um Rosto à Procura de um Nome, no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 - Tel.: 3871-7700). Já no dia 20, feriado da Consciência Negra, segunda-feira, às 18 horas, a unidade exibe o documentário Concerning Violence, de Göran Olsson, seguido de Conferência Performática.


O ESPETÁCULO A Missão em Fragmentos: 12 cenas de descolonização em legítima defesa será apresentado no dia 30/11, quinta-feira, às 18 horas e às 21 horas, no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109 - Tel.: 3350-6300), e nos dias 2 (sábado, às 21 horas) e 3 de dezembro (domingo, às 18 horas) no Sesc Pompeia, encerrando as atividades do projeto. Os ingressos custam 25 reais, 12,50 reais e 7,50 reais.


CRIAMOS ESSES EVEN­TOS com base numa elaboração poética, portanto política, da imagem da ‘negritude’, seus desdobramentos sociais históricos e seus reflexos na construção da ‘persona negra’ no âmbito das linguagens artísticas. Constituindo, desta forma, um diálogo com outras vozes poéticas que tenham a reflexão e representação da ‘negritude’ como tema e pesquisa”, explica o DJ Eugênio Lima.
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