Atualizado semanalmente

Pesquisa

Pesquisa
Anuncie: 2977-6544. O mais eficiente veículo de divulgação. Distribuído e lido em 88 bairros da Zona Norte para um público de 500 mil leitores com circulação às sextas-feiras. Distribuição gratuita em bancas, prédios comerciais e residenciais, condomínios, clubes, imobiliárias, padarias e shoppings. 56 anos de tradição.
 
Editorial
 
O bairro Vila Guilherme comemora na próxima quinta-feira (12/9), seus 107 anos de história. Dessa vez, porém, sem a realização do Festival Revelando São Paulo no Parque Vila Guilherme Trote, como vinha acontecendo desde 2010 (exceto 2015, 2016). Recentemente, o Governo do Estado anunciou que o evento será realizado somente no mês de novembro no Parque da Água Branca, sem perspectiva de retornar para a Zona Norte.

A notícia desagrada grande parte dos moradores da região, uma vez que a Zona Norte é carente de eventos culturais. Quando foi anunciada sua realização pela primeira vez no Parque do Trote em 2010, a região de Vila Guilherme foi inserida no calendário cultural da cidade. Após dois anos de interrupção, o evento voltou a ser realizado no Parque do Trote em 2017 e 2018, embora em menor proporção, mas a expectativa pelo seu retorno sempre foi grande na região. A Zona Norte perde assim um evento de grande riqueza cultural, além de uma forma de trazer os grandes eventos da cidade para “o outro lado do Rio Tietê”.

Ainda assim, Vila Guilherme é um dos bairros de muitos pontos positivos que podem e devem ser melhorados pelo poder público. A começar pelo próprio Parque Vila Guilherme-Trote, uma das maiores áreas verdes da cidade. Rico também em conteúdo histórico, por ter sido a sede da Sociedade Paulista de Trote, o parque tem tudo para ser um ponto turístico, mas precisa, ainda de maiores investimentos, tanto em sua manutenção diária, quanto na recuperação e preservação das antigas edificações que foram mantidas no local.

Próximo à sua pista de caminhada, é possível ver parte das antigas arquibancadas e cocheiras, assim como próximo à entrada estão construções visivelmente danificadas. Frequentado basicamente por moradores da região, o Parque do Trote é um dos equipamentos públicos que precisa e merece ter, maior investimento em sua preservação com importante potencial para tornar-se um dos pontos turísticos da cidade.

Em Vila Guilherme, temos ainda, a Casa de Cultura inaugurada em 2016, que veio finalmente recuperar e reinserir na região, o local onde funcionou o primeiro grupo escolar do bairro. Com atividades variadas e voltadas para diferentes idades, a Casa de Cultura foi uma importante aquisição para o bairro, que passou a ter seu patrimônio histórico recuperado e preservado.

Além disso, o bairro é endereço de importantes universidades e um dos principais shoppings de São Paulo, além de ter uma localização privilegiada, com fácil acesso para a Marginal Tietê. Fica ainda a forte demanda por mais equipamentos de Saúde, incluindo o movimento para que o prédio abandonado na Rua São Quirino possa vir a ser aproveitado com esse objetivo. Parabéns ao bairro de Vila Guilherme e a seus moradores que fazem parte de sua formação e de sua história. Que nos próximos anos possamos noticiar as melhorias esperadas por sua população.

Ainda nesta edição, confira as informações sobre o plano cicloviário da cidade, abordado em evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte. A programação dos desfiles da Independência que acontecem neste sábado no Sambódromo, assim como outras notícias e eventos da região.

Uma boa leitura a todos, ótimo final de semana e até nossa próxima edição! 
 
Voltar
 

Veja a capa da edição:

Capa da Edição
Edição da semana

Para anunciar ligue:
2977-6544 / 2950-7919


É proibida a reprodução ou cópia de fotos, matérias, anúncios ou páginas sem a devida autorização.

   2002-2019 ©.