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Informática & Tecnologia
 
Dicas para quem quer começar a empreender nos marketplaces

Os marketplaces são sites para compra e venda de produtos, funcionam muito bem para empreendedores e negócios que estão em fase inicial e com poucos recursos. Isso porque no geral as plataformas são grandes empresas que investem em marketing, em estrutura com mais visibilidade. Ao se tornar parceiro dessas empresas as chances de crescimento aumentam consideravelmente.

O estudo recente da Price­waterhouseCoopers mostra que 96% dos brasileiros - que têm acesso a internet - usaram mar­ketplace nos últimos três meses e 41% pretendem aumentar as compras nos próximos 12 meses. O crescimento é um dos mais altos, comparado a outros canais. Para o empreendedor é uma nova oportunidade, já para o comprador é uma nova modalidade.

Veja dicas que a Startup Bling separou para você vender muito mais:

Controle de informações em tempo real: uma das grandes dificuldades encontradas por quem vende em diversos canais é o fato de ter que entrar em várias plataformas de gestão. Para quem está começando a vender no mundo virtual, uma dica para conseguir análises distintas, de diferentes plataformas, é apostar em ferramentas de gestão. Elas unificam todas as informações da loja, ajudando a organizar o fluxo de caixa, emissão de notas e até o gerenciamento da logística.

Automatize o controle de estoque: a principal premissa do comércio eletrônico é garantir que, o que foi vendido será entregue de forma rápida e dentro do prazo. Ao controlar de forma unificada o estoque em múltiplos canais de venda, você evita que o mesmo produto seja vendido ao mesmo tempo em sua loja virtual e no marketplace, por exemplo, garantindo melhor atendimento ao cliente, sem furos de estoque, nem demora na entrega dos pedidos aos consumidores.

Gerencie o financeiro: uma vez que a empresa esteja com o financeiro em dia, o empreendedor consegue identificar se está tendo o retorno esperado. Também garante que não haverá falta de recursos no caixa para reposição de produtos, por exemplo. E isso inclui contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, demais faturas e boletos.

Busque a melhor solução em logística: segundo dados do Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico cresceu 16,3% em 2019, e o número de pedidos cresceu de 122,7 milhões para 148,4 milhões de encomendas. Porém, a logística ainda é um fator preocupante para as empresas que vendem pela internet. De acordo com o estudo feito pela Abcomm, o frete responde por 58% dos gastos, seguidos pela armazenagem (21,5%) e manuseio (20,5%). Em um momento no qual os consumidores têm pressa para a entrega de produtos, é cada vez mais importante escolher parceiros certos e usar a tecnologia a seu favor. Já existem no mercado diversas empresas - além dos Correios - que podem ajudar a melhorar a logística do seu e-commerce. Utilizando o sistema de gestão integrado, como o Bling, é possível ter controle do fluxo logístico do seu negócio, coordenando todas as tarefas de forma organizada e sincronizada, desde a cotação de frete até a distribuição para o consumidor final.

Utilize um ERP para gerenciamento de dados: gerenciar uma loja em diferentes marketplaces exige muita dedicação. Cadastrar preços, clientes e fornecedores, subir imagens dos produtos, organizar o estoque, além de emitir a nota fiscal das vendas e configurar todas as informações nas diferentes plataformas é uma das partes mais complexas da gestão.

 
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