 Maratona de Santiago, no Chile (foto) e Mendoza, na Argentina são algumas das mais procuradas na América do Sul por corredores brasileiros
|
Corrida pelo mundo é o destaque do turismo esportivo, que cresce e atrai cada vez mais brasileiros em 2025
O turismo esportivo segue em alta, especialmente entre os amantes da corrida. Cada vez mais brasileiros estão unindo a paixão pelo esporte com o desejo de explorar novos destinos. Apesar da alta do dólar, a demanda por eventos internacionais continua crescendo, provando que a experiência da corrida vai muito além da linha de chegada.
A Sub4 Turismo Esportivo (www.sub4.com.br), especializada no segmento, levou 2,5 mil corredores para eventos em 2024 e projeta um crescimento de pelo menos 10% para 2025. Segundo Henrique Farias, sócio-diretor da empresa, a busca por provas icônicas, como as superhalfs na Europa e o Mega Finisher na América do Sul, tem sido um grande atrativo para corredores de diferentes níveis. No Brasil, algumas das maratonas mais procuradas são:
 Já no Rio de Janeiro o mar e os pontos turísticos, como o Cristo Redentor ao fundo, fazem toda a diferença aos esportistas
|
Maratona do Rio de Janeiro: a maior do país, com percurso que passa por cenários icônicos da cidade, como Copacabana e Aterro do Flamengo, acontecerá de 18 a 22 de junho. Supostamente, com clima ameno do outono, favorece o desempenho dos atletas.
Maratona Internacional de São Paulo: uma das mais tradicionais do Brasil, com um percurso desafiador que inclui trechos de subida e passagem por pontos históricos da cidade. Acontecerá em 6 de abril, com saída e chegada no Ibirapuera.
Já para quem busca desafios internacionais, alguns dos eventos mais requisitados são:
Maratona de Mendoza, Argentina: além do percurso belíssimo entre vinícolas e montanhas, a prova atrai corredores que desejam combinar esporte e Enoturismo. Será realizada no dia 4 de maio.
Maratona de Valência, Espanha: Reconhecida por sua organização impecável e percurso plano, é considerada uma das melhores opções para quem busca recordes pessoais. E dá para planejar com cautela, já que acontece apenas em 7 de dezembro.
Vale dizer que os destinos operados pela agência especializada em corridas são os mais diversos. Além da Maratona Internacional de Porto Alegre, São Paulo e a Maratona do Rio, as maiores do Brasil na atualidade, são as mais procuradas do turismo esportivo doméstico.
 Maratona de São Paulo é uma das mais tradicionais do Brasil, com um percurso desafiador que inclui trechos de subida e passagem por pontos históricos da cidade
|
Mas fora do país, os destinos mais buscados são Chicago e Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Valência, na Espanha, com maratonas tradicionais, além da espanhola ser reconhecida como uma das melhores do mundo para correr.
Já no âmbito continental, os destinos preferidos são Santiago no Chile, Mendoza, na Argentina e Lima no Peru, que oferecem experiências que vão além da corrida.
“O turismo esportivo não se resume à corrida em si, mas a toda experiência envolvida.
Muitos atletas aproveitam a viagem para conhecer novas culturas e pontos turísticos, estendendo sua estadia por alguns dias além da prova”, destaca Farias. Seja para conquistar uma nova medalha ou apenas vivenciar o esporte em cenários inspiradores, o turismo esportivo segue como uma forte tendência para 2025.
|