|
| O que foi notícia na semana |
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na última quarta-feira (2), por votação simbólica, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a jornada 6x1, ou seja, seis dias de trabalho e um de descanso. A PEC prevê a adoção de descanso remunerado de dois dias por semana, sem redução salarial, e redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A proposta prevê uma transição de 14 meses. A matéria ainda precisa passar pelo plenário da Casa, em dois turnos de votação.
Um grande escândalo envolvendo o nome do ministro Alexandre de Moraes e o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, tomaram o noticiário desde a última terça-feira (1º). Mensagem entre eles foram divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo mostrando conversas entre o banqueiro e o ministro na primeira fase da Operação Compliance Zero. O conteúdo das mensagens mostra Vorcaro pedindo a interferência de Moraes nas investigações junto ao diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. O caso repercutiu na imprensa nacional e internacional. O caso figura entre os maiores escândalos da República, esperando muitos desdobramentos nos próximos dias.
A Anvisa suspendeu, na última quarta-feira (2), a fabricação de produtos de limpeza na unidade da Unilever em Vinhedo, no interior de São Paulo. Em caráter preventivo, a medida foi tomada entre os dias 24 e 28 de agosto, em parceria com órgãos de vigilância sanitária. Até o momento, não há indicação de contaminação microbiológica nos produtos já fabricados. Por isso, a Anvisa não determinou a suspensão das vendas, a distribuição ou o recolhimento dos produtos disponíveis no mercado. A suspensão busca garantir que os próximos lotes produzidos pela unidade não ofereçam riscos à saúde da população.
O TSE e a Defensoria Pública da União (DPU) firmaram na última terça-feira (1º), acordo para ampliar a assistência jurídica remota nas eleições de 2026. A iniciativa busca atender eleitores e candidatos que não podem contratar advogados e vivem em regiões sem unidades físicas da DPU. O Núcleo Estratégico de Interiorização Eleitoral será ampliado para facilitar o acesso à Justiça Eleitoral em todo o país, priorizando grupos com maiores dificuldades de acesso, como: indígenas, quilombolas, migrantes, refugiados e pessoas em situação de rua. |
|
|
|
Veja a capa da edição:


|
|
Para anunciar ligue:
|
 |
2977-6544 / |
 |
94861-1729 |
|