Atualizado semanalmente

Pesquisa

Pesquisa
Anuncie: 2977-6544. O mais eficiente veículo de divulgação. Distribuído e lido em 88 bairros da Zona Norte para um público de 500 mil leitores com circulação às sextas-feiras. Distribuição gratuita em bancas, prédios comerciais e residenciais, condomínios, clubes, imobiliárias, padarias e shoppings. 57 anos de tradição.
 
Ontem & Hoje
 
Fotos: Arquivo AGZN
  Ontem...

... O imóvel que atualmente abriga a Casa de Cultura Vila Guilherme, guarda um importante capítulo da história do bairro. Construído em 1924 pelo fundador do bairro Guilherme Praum da Silva, o prédio abrigou a primeira escola da região denominada, inicialmente Grupo Escolar Vila Guilherme que,  posteriormente passou a se chamar Grupo Escolar Afrânio Peixoto, e funcionou como escola até 1970, quando o prédio passou do domínio do Estado para a Prefeitura. Esse imóvel chegou a sediar de 1977 a 2005 a Administração Regional Vila Maria/Vila Guilherme. Porém, a partir da intensa deterioração do imóvel e a necessidade de reformas profundas, o imóvel ficou desocupado por muitos anos, até que foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Compresp) em 2013 e, anunciada a sua transformação em um centro cultural, que era uma antiga reivindicação local.
  Hoje...

... Inaugurado em junho de 2016, o Centro Cultural de Vila Guilherme devolveu para o bairro um dos mais importantes marcos da história da região. Com 3.000 m² e mais de 16 salas multiusos, além de uma ampla área externa e pátio interno, o Centro Cultural reúne atividades voltadas a diferentes faixas etárias com: oficinas, apresentações culturais, debates, saraus, exibições de filmes, entre outros. Atualmente o espaço, assim como os demais equipamentos culturais da cidade, encontra-se fechado ao público devido à pandemia do coronavírus. Importante destacar que, a transformação do antigo Casarão de Vila Guilherme num espaço cultural foi uma reivindicação local que culminou em 2014, na ocupação do espaço por coletivos culturais e organizações populares. A reforma do imóvel começou em 2015 e, teve um custo aproximado de 1,5 milhão de reais, custeados pela Prefeitura de São Paulo. 
 
Voltar
 

Veja a capa da edição:

Capa da Edição
Edição da semana

Para anunciar ligue:
2977-6544 / 2950-7919
Whatsapp  94861-1729




FAKE NEWS - FIQUE ATENTO!

Veja as duas últimas edições
Ed. 2924 Ed. 2925

É proibida a reprodução ou cópia de fotos, matérias, anúncios ou páginas sem a devida autorização.

   2002-2020 ©.