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Cena Livre
 Paschoal XIII
Foto: Henrique Tarricone/Divulgação
Cena do musical Cinderella

COM COREOGRAFIAS adap­tadas ao protocolo de ações contra a Covid-19, atores com máscara e a realidade do cotidiano da pandemia inserida no espetáculo, tanto na encenação como no texto, o clássico musical Cinderella faz temporada de 8 a 16 de maio, aos sábados e domingos no Teatro Bradesco (Rua Palestra Itália, 500, 3º piso/Bourbon Shopping São Paulo). Responsável pela direção geral e adaptação, Billy Bond tratou de incluir, em algumas cenas, de forma sutil, marcações ressaltando a importância do uso do álcool gel e do distanciamento social.

O TEATRO BRADESCO se adaptou ao novo momento e reduzirá sua lotação em conformidade com orientações dos governos municipal e estadual de São Paulo, que originalmente é de 1.459 lugares para 580 pessoas por sessão. A sanitização é feita por uma empresa credenciada e especializada, com produtos específicos sugeridos nos protocolos das autoridades antes dos espetáculos.

A HISTÓRIA. Depois da morte da mãe, a jovem Cinderella vai viver com o pai na casa da madrasta e suas duas filhas, as três invejosas de sua beleza. Maltratada e obrigada a fazer os serviços domésticos, ainda era alvo de deboches e malvadezas até que encontra sua fada madrinha.

UM ENCANTO leva Cinderella ao baile promovido pelo príncipe, que está à procura de uma princesa entre as moças do reino. Com 26 atores, 16 pessoas no corpo de baile e orquestra ao vivo, o musical tem 180 figurinos e quatro cenários principais. Em Cinderella, em média 48 profissionais trabalham durante a sessão, do maquiador à produtora, passando por técnicos, atores e bilheteiros.

O MUSICAL é uma adaptação de Billy Bond e Lilio Alonso para o livro dos Irmãos Grimm. Cinderella tem os diálogos e as músicas cantadas em português, além de efeitos especiais e de iluminação. Para criar o clima e envolver o público no mundo da fantasia, o espetáculo lança mão de recursos como gelo seco, ilusionismo e aromas diferenciados.

TELÕES EXIBEM tecnologia de última geração (como 4D) com o intuito de fazer a plateia se sentir parte do espetáculo. Entre os truques, os destaques são a levitação e o voo de um fantasma, num recurso ilusionista. São 37 músicas especialmente compostas para ilustrar as cenas. “Sempre tentamos contar a história como foi escrita originalmente pelo autor. A tecnologia moderna, como os telões de LED, os efeitos especiais, os cenários e figurinos e a música ajudam a narrar a história e a prender o espectador, principalmente as crianças, que são muito inteligentes”, afirma Billy Bond.

BILLY REVELA que a partir dos anos 2000 sedimentou seu formato de encenar espetáculos musicais com total liberdade de criação. Italiano naturalizado argentino, o aclamado diretor é também responsável pela encenação de Mágico de Oz, Natal Mágico, Peter Pan, Cinderella e Os Miseráveis, entre outros.

CINDERELLA reúne em seu elenco (Madrastra) - Yasmine Mahfuz, (Cinderella) - Vanessa Ruiz,  (Príncipe Henry) - Die­go Luri, (Rei Rupert) - Luiz Pa­cini, (Irmã  Criselda) - Luana Marthins, (Irmã  Anastácia) - Ana Luiza, (Fada Boa) - Paula Canterini, (Nemesio Assistente do Rei) - Marcio Yacoff e (Guar­da/Mensajeiro) - Ítalo Ro­dri­gues. Apresentações aos sábados e domingos, às 11h30 e 16 horas. Haverá sessão no dia 14 (sexta-feira), às 16 horas. Os ingressos custam de 70 reais a 160 reais.

UMA NOITE DE VALORI­ZAÇÃO da cultura brasileira. Assim pode ser definida a 2ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, que teve cerimônia digital realizada em 28 de abril no canal Blog do Arcanjo no YouTube (http://bit.ly/YouTubeArcanjo).

NOSSO OBJETIVO é celebrar os artistas que fizeram a diferença no desafiante ano de 2020”, afirmou o jornalista, crítico e idealizador Miguel Arcanjo no começo da transmissão. Ao todo 30 nomes foram premiados, entre eles Elza Soares, Fábio Porchat, Satyros, Lázaro Ramos, Babu Santana, Thelma Assis e Angela Ro Ro. Todos fizeram discursos emocionantes na cerimônia, marcada pela diversidade.

FORAM QUATRO VENCE­DORES em cada uma destas seis categorias: Artes Visuais, Cinema, Música, Redes, Strea­ming TV e Teatro. Já a categoria Especial teve 6 premiados. Homenageada na categoria Especial, Elza Soares elogiou as “mulheres poderosas” do júri e declarou: “Viva a cultura e os artistas que resistem”.

Foto: Annelize Tozetto/Divulgação
Elza Soares, categoria especial do
Prêmio Arcanjo de Cultura 2020


DANILO SANTOS DE MI­RANDA, diretor regional do Sesc São Paulo, vencedor em Artes Visuais, agradeceu “ao querido jornalista e crítico Mi­guel Arcanjo Prado em nome de toda a equipe do Sesc”. Em cinema, Bárbara Paz ofereceu a Héctor Babenco a vitória pelo documentário sobre o cineasta: “Babenco lá em cima deve estar orgulhoso”, falou. “Este prêmio mostra que existe vida teatral na pandemia”, declarou Nicole Puzzi, atriz do Satyros, vencedor em Teatro com A Arte de Encarar o Medo e Redes com o Festival Satyrianas.

O RAPPER INDÍGENA Ku­nu­mi MC, vitorioso em Música, discursou: “Espero que as portas se abram cada vez mais para os povos indígenas”. Já em Redes, Maria Zilda Bethlem se emocionou: “Essa live da alegria eu inventei do nada no começo da pandemia, porque achei que as pessoas estavam muito sozinhas e tristes. Fiz por amor e não esperei nada em troca. Então, receber um prêmio me deixa não só emocionada e honrada como muito surpresa”.

UM DOS MOMENTOS mais emocionantes da noite foi a homenagem aos artistas que morreram no último ano bem como a vitória de João Acaiabe em Streaming TV. “O meu pai tinha uma frase que era feche os olhos e entre na história. Agora, meu pai fechou os olhos para entrar para a história”, declarou sua filha, Thays Acaiabe.

OUTRO DESTAQUE ficou por conta da vitória de Falas Negras em Streaming TV. “É um marco na história da TV brasileira, feito por uma equipe apaixonada e um elenco espetacular. O Prêmio Arcanjo é um sopro de resistência para a cultura”, disse Lázaro Ramos, que dirigiu o especial na Globo. “O Prêmio Arcanjo é um marco na cultura neste momento tão difícil”, definiu a cantora Ângela Ro Ro, homenageada na categoria Especial.

O JÚRI do Prêmio Arcanjo de Cultura é presidido por Miguel Arcanjo e conta com os especialistas Adriana de Barros, Bob Sousa, Elba Kriss, Hubert Alquéres e Zirlene Lemos. Ivam Cabral assina a direção artística, com direção de produção de Hernan Halak e Bob Sousa, produção executiva de Elen Londero e Gustavo Ferreira, e direção de vídeo de Anderson Jesus, da Iracema Rosa Filmes. O Troféu Arcanjo é criação da artista plástica Telumi Hellen. O 2º Prêmio Arcanjo de Cultura conta com apoio do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc e da Adaap.

A 1ª EDIÇÃO do Prêmio Ar­canjo de Cultura foi em 18 de dezembro de 2019, em noite histórica no Theatro Municipal de São Paulo, com presença de toda a classe artística. Idealizador e diretor da premiação, Miguel Arcanjo dirige desde 2012 o site Blog do Arcanjo, três vezes eleito um dos melhores no jornalismo cultural brasileiro pelo Prêmio Comunique-se e que acumula 2 milhões de visitantes únicos.

PARABÉNS AOS VENCE­DORES do 2º Prêmio Arcanjo de Cultura 2020. Nas redes sociais: Instagram: @premioarcanjo @miguel.arcanjo #premioarcanjo e YouTube:  http://bit.ly/YouTubeArcanjo. Site: www.blogdoarcanjo.com

A PARTIR DO ENCONTRO de cinco artistas, com trajetórias diversas, interessadas em diferentes linguagens artísticas em que o foco é o trabalho do intérprete, nasceu o Vulcão (criação e pesquisa cênica). Formado por Elisa Volpatto, Livia Vilela, Paulo Salvetti, Rita Grillo e Vanessa Bruno, o coletivo comemora em maio de 2021 cinco anos, sempre colocando em cena criações autorais.

PARA MARCAR A DATA desde a estreia do primeiro trabalho conjunto, as encenações simultâneas de dois solos A Dor e Pulso, no palco do Sesc Consolação, em maio de 2016, serão realizados vários eventos, todos virtuais, que celebram o que passou e apontam o que está sendo preparado.

PARTE DA PROGRAMAÇÃO foi contemplada pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), Módulo I, Maria Alice Vergueiro, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

EM 30 DE ABRIL foi transmitida sessão especial de Águas do Mundo, no https://www.youtube.com/user/corporastreado. A atriz e diretora Vanessa Bruno fez, em Águas do Mundo, uma atualização cênica do romance Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres de Clarice Lispector no qual o público acompanha sua travessia na partilha da solidão, do habitar seu próprio corpo e desejo para ampliar a capacidade de amar sua própria existência de ser mulher e ser humano no mundo.

ENTRE AS VÁRIAS referências míticas que a obra literária faz, tais quais o mito de Eros e Psiqué, a Odisseia de Homero e a ninfa Lorelei da mitologia alemã, a peça explora a reversão do mito bíblico do pecado original e confere à mulher a entrada no Paraíso e descoberta da vida através do prazer. Em dezembro de 2020, seguindo todos os protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, a equipe produziu, num teatro vazio, a transmissão especial on-line do espetáculo que foi exibida.
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