Atualizado semanalmente

Pesquisa

Pesquisa
Anuncie: 2977-6544. O mais eficiente veículo de divulgação. Distribuído e lido em 88 bairros da Zona Norte para um público de 500 mil leitores com circulação às sextas-feiras. Distribuição gratuita em bancas, prédios comerciais e residenciais, condomínios, clubes, imobiliárias, padarias e shoppings. 58 anos de tradição.
 
Editorial
 
O 83° aniversário do bairro Jardim São Paulo é o destaque desta edição. Considerada uma das melhores regiões da Zona Norte para residir ou trabalhar, o bairro conta com uma Estação de Metrô, completa rede de comércio e serviços e grande número de áreas verdes. Predominantemente residencial, Jardim São Paulo passa por uma fase de grandes transformações e polêmicas.
A maior delas refere-se à mobilização popular em prol da preservação da Estação Meteorológica do Mirante, localizada na Praça Vaz Guaçu, de onde se tem uma das mais bonitas vistas da cidade de São Paulo. Importante serviço prestado à capital pelo Instituto de Meteorologia corre risco, uma vez que um lançamento imobiliário nas proximidades pretende erguer um prédio de 23 andares.

Ocorre que pela Lei Municipal 7.662 de 1971, as construções no perímetro: “Ruas Dr. Zuquim, Conselheiro Saraiva, Machado Pedrosa, Pedro Madureira, Álvaro de Abreu e Avenida Leôncio de Magalhães” não podem ultrapassar a altura do 2° pavimento da Estação Meteorológica. Caso esse projeto se concretize, as medições devem sofrer alterações e não terão mais a mesma eficácia.

O manifesto popular vem angariando adesões on-line e já chegou ao Ministério Público. Agora é esperar que seu propósito seja obtido e que mais esse ícone da cidade de São Paulo possa ser preservado. Além disso, o bairro vive um momento de intenso desenvolvimento imobiliário. Muitas das amplas e antigas casas estão dando lugar a novos prédios, o que também traz preocupação aos moradores. A exemplo de outras regiões que passaram por um grande adensamento populacional, o bairro não possui estrutura para absorver esse impacto. 

Essa é uma questão que precisa ser melhor analisada pelo poder público que quase sempre, cede ao poder do mercado imobiliário. Para mudar esse quadro é necessário mais do que fiscalização, o rigoroso cumprimento da lei. Torna-se necessário uma mudança de paradigmas capaz de fazer o próprio mercado entender o quanto vale a qualidade de vida, nem sempre traduzida em números.

Outro bairro em destaque é o Parque Peruche e um de seus antigos pontos viciados de acúmulo de lixo. Esse problema de difícil solução está presente em todas as regiões e traduz novamente a falta de conscientização ambiental e social. Embora o descarte irregular de lixo e entulho configure crime passível de multa, o combate a essa prática é outro exemplo do quanto ainda nos falta conscientização e cidadania.

Ainda neste número de AGZN, acompanhe as informações sobre o processo de imunização contra a Covid-19 na cidade de São Paulo. Entre outros assuntos, o prolongamento até este domingo da possibilidade de participação popular no orçamento da prefeitura de São Paulo para 2022.

Essas e outras notícias estão neste número de A Gazeta da Zona Norte, que é distribuída em sua versão impressa e fica disponível em sua versão on-line. Uma boa leitura a todos, ótimo final de semana e até nossa próxima edição!
 
 Voltar
 

Veja a capa da edição:

Capa da Edição

Edição da semana

Para anunciar ligue:
2977-6544 / 2950-7919
Whatsapp  94861-1729


FAKE NEWS - FIQUE ATENTO!

LIGUE 180

Veja as duas últimas edições
Ed. 2965 Ed. 2966

É proibida a reprodução ou cópia de fotos, matérias, anúncios ou páginas sem a devida autorização.

   2002-2021 ©.