LIGUE 180



Atualizado semanalmente

Pesquisa

Pesquisa
Anuncie: 2977-6544. O mais eficiente veículo de divulgação. Distribuído e lido em 88 bairros da Zona Norte para um público de 500 mil leitores com circulação às sextas-feiras. Distribuição gratuita em bancas, prédios comerciais e residenciais, condomínios, clubes, imobiliárias, padarias e shoppings. 58 anos de tradição.
 
Editorial
 
O bairro de Santana estará comemorando 239 anos de história na próxima segunda-feira 26 de julho. A data é a mesma das celebrações pelo Dia de Sant’Ana, padroeira do bairro, que também terá uma programação religiosa especial na Basílica Menor de Santana, conhecida como Igreja Matriz.

Mesmo com os problemas e desafios típicos dos grandes centros urbanos, há muitos pontos positivos em Santana que devem sempre ser exaltados. A região é uma das mais valorizadas da cidade devido as suas facilidades, principalmente o acesso via transporte público. A chegada do Metrô na década de 70, trouxe benefícios, apesar de toda a saturação do transporte público na cidade.

Vários pontos históricos, civis e importantes instalações de diferentes poderes da Segurança estão em nosso território. Entre esses pontos, estão: o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e o Campo de Marte. Entre os pontos históricos e cívicos, destaca-se a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, monumento em homenagem aos combatentes da Revolução de 1932.

Desde o ano passado, a tradição religiosa do bairro conta com a Basílica Menor de Sant’Ana, título concedido pelo Papa à Igreja Matriz, reconhecida por sua arquitetura, relevância histórica e trabalho desenvolvido para a comunidade. Sempre no alvo de interesse do mercado imobiliário, o bairro vem recebendo nos últimos anos os empreendimentos de unidades compactadas, voltadas para o público que prioriza a boa localização.

Esses são apenas alguns dos pontos positivos de Santana, embora cada um de seus moradores tenha sua história e suas preferências na região. O fato é que o sentimento de pertencimento ao bairro continua muito forte e presente entre seus moradores, que em grande parte, preferem não sair da região.

A medida que os antigos imóveis vão dando lugar a mais edifícios, fica evidente o acelerado processo de adensamento populacional para os próximos anos. Esse será mais um desafio para a região. Outros problemas permanecem evidentes há muitas décadas, como a constante necessidade de serviços de zeladoria e o crescente número de pessoas em situação de rua, refletindo o agravamento do quadro social do País.

 As tradicionais comemorações pelo aniversário do bairro ainda não devem acontecer devido à pandemia, mas sua história será sempre lembrada por seus moradores. Entre as personalidades que fizeram parte do processo de desenvolvimento dessa região, não podemos deixar de destacar o trabalho do jornalista Ary Silva, que em sua atuação como vereador pela cidade e deputado estadual, trouxe importantes obras estruturais para a região. 

Além de Santana, destacamos ainda nesta edição o aniversário do bairro Vila Gustavo comemorado neste domingo (25), além das orientações sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 na capital.  

Essas e outras informações estão neste número de A Gazeta da Zona Norte. Uma boa leitura, excelente final de semana e até nossa próxima edição! 
 
 Voltar
 

Veja a capa da edição:

Capa da Edição

Edição da semana

Para anunciar ligue:
2977-6544 / 2950-7919
Whatsapp  94861-1729

 
Veja as duas últimas edições
Ed. 2973 Ed. 2974
 

É proibida a reprodução ou cópia de fotos, matérias, anúncios ou páginas sem a devida autorização.

   2002-2021 ©.