LIGUE 180



Atualizado semanalmente

Pesquisa

Pesquisa
Anuncie: 2977-6544. O mais eficiente veículo de divulgação. Distribuído e lido em 88 bairros da Zona Norte para um público de 500 mil leitores com circulação às sextas-feiras. Distribuição gratuita em bancas, prédios comerciais e residenciais, condomínios, clubes, imobiliárias, padarias e shoppings. 58 anos de tradição.
 
Ontem & Hoje
 
Fotos: Arquivo AGZN
  Ontem...

... a foto publicada na edição de 10 de março de 1963 de A Gazeta da Zona Norte registra uma das maiores transformações pela qual passou nossa região. O processo de alargamento da Avenida Cruzeiro do Sul estava em andamento, sendo esse o projeto que deu condições nos anos que viriam de outras importantes mudanças viárias, até a chegada do Metrô na década de 70. O texto publicado na ocasião, destaca a demolição dos imóveis que dariam lugar à ampliação da avenida, além dos últimos dias da edificação conhecida na época como “fábrica do Pedro”, já devidamente desapropriada. A foto foi feita da varanda de uma casa que também iria ao chão, conhecida como “casarão amarelo de Pozzoli e Amatto”. Além das obras, todo esse processo contou com inúmeras desapropriações. Como vereador pela cidade de São Paulo, o jornalista Ary Silva (que, nesse mesmo ano havia fundado A Gazeta da Zona Norte) defendeu e trabalhou diretamente para a execução dessa obra que há décadas já era aguardada na Zona Norte.
  Hoje...

... a foto atual da Avenida Cruzeiro do Sul retrata a evolução dos quase 60 anos que se passaram desde a imagem anterior. Interessante notar que, apesar da notória diferença, a “vocação” da Avenida Cruzeiro do Sul como principal acesso à Zona Norte já estava definida. Onde no passado tínhamos a linha do trem, hoje temos as modernas estações do Metrô. As antigas edificações foram substituídas pelas amplas pistas. No seu término junto a Rua Conselheiro Saraiva, o projeto de extensão da avenida até o Mandaqui nunca saiu do papel. Mas o local continua abrigando grandes e modernos edifícios, que são privilegiados com uma das vistas mais belas da cidade de São Paulo. Como retratamos recentemente, as obras do Metrô tiveram início em 5 de julho de 1969. O trecho até a Estação Santana foi inaugurado em 26 de setembro de 1975, marcando uma nova era para o desenvolvimento e modernização de Santana e toda a região.
 
 Voltar
 

Veja a capa da edição:

Capa da Edição

Edição da semana

Para anunciar ligue:
2977-6544 / 2950-7919
Whatsapp  94861-1729

 
Veja as duas últimas edições
Ed. 2973 Ed. 2974
 

É proibida a reprodução ou cópia de fotos, matérias, anúncios ou páginas sem a devida autorização.

   2002-2021 ©.