A comida pantaneira tem uma diversidade enorme, com influências indígenas, gaúchas e até paraguaias. Tudo bem requintado e com muito sabor, e essa culinária é retratada no livro Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores (Editora BEI), do projeto Documenta Pantanal. Na obra 65 receitas foram escolhidas pelo chef sul-mato-grossense, Paulo Machado, e o Macarrão de Comitiva ou Macarrão Boiadeiro, é uma variação do popular arroz de carreteiro e é umas das delícias no livro. Confira abaixo como prepará-lo.
Macarrão de Comitiva
Ingredientes: 100g de carne-de-sol ou carne oreada, 2 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de óleo de milho, azeite de oliva ou banha, 250g de espaguete nº 8, água quente o quanto baste, sal a gosto, suco de uma laranja pera, cheiro-verde picado a gosto, Coentro picado a gosto.
Modo de preparar: Lamine a carne-de-sol e lave-a em água corrente abundante, para retirar o excesso de sal. Em uma panela alta, refogue o alho no óleo quente. Junte a carne picada, fritando-a até dourar. Acrescente o macarrão quebrado (em no mínimo três partes) e frite mais um pouco, até as pontas adquirirem uma coloração esbranquiçada. Para ganhar seu sabor tão característico (que lembra o gosto umami), é preciso fritá-lo bem. Adicione o suco de laranja, para soltar o fundinho da panela, e a água quente até quase cobrir a mistura. Cozinhe em fogo médio com a panela aberta, mexendo de vez em quando para acomodar o macarrão, até que ele fique macio e a água seque. É um prato com poucos ingredientes, mas de sabor marcante. Sirva com o cheiro-verde e o coentro.
Rendimento: 4 pessoas.
|