É possível tomar café da manhã no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
|
Lençóis Maranhenses destaca-se como destino paradisíaco e fica em 2º lugar no Ranking Mundial de Belezas Naturais
Em um recente estudo realizado pela empresa Bounce, que analisou a popularidade de Parques Nacionais em todo o mundo por meio de postagens em redes sociais, pesquisas no Google e avaliações de clientes, o Brasil conquistou o prestigioso segundo lugar como o país com o destino mais bonito do mundo. Entre as joias naturais brasileiras, os Lençóis Maranhenses, localizados no Estado do Maranhão, foram destacados como o segundo Parque Nacional mais deslumbrante do planeta.
O Parque Nacional Kruger, situado na África do Sul, lidera a lista, seguido pelos impressionantes Lençóis Maranhenses e, em terceiro lugar, pelo Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, na Indonésia.
Além disso, o destino ocupou a quinta posição em postagens no Instagram, com mais de 505.000 publicações, e a terceira posição em visualizações no TikTok, alcançando mais de 292 milhões.
Outra atração bastante requisitada são os passeios de quadriciclos para os turistas mais aventureiros
|
Com uma extensão de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um ecossistema único, inserido na transição entre os biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. Caracterizado por dunas de areia branca e lagos esverdeados formados pelas águas pluviais, o local encanta os ecoturistas com suas paisagens deslumbrantes e rica vida selvagem. Desde setembro do ano passado existe uma taxa de turismo para entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os valores arrecadados com as taxas serão destinados 60% para o Fundo de Turismo e 40% para o Meio Ambiente. A lei visa gerar recursos que irão garantir a preservação do ecossistema único existente em nossa região.
Os moradores da região estão isentos da taxa cobrada, no valor de R$ 10, por turista e que vale para 3 dias de visitação.
A recomendação é escolher empresas registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo para garantir uma experiência segura e regulamentada quando for visitar o parque.
As lagoas que se formam com as águas das chuvas agradam a todos, principalmente nos meses de julho e agosto, quando as lagoas estão cheias de água
|
Os aventureiros que buscam explorar esse paraíso natural, podem utilizar as principais cidades de acesso: Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, podendo também aproveitar os municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz.
Os aeroportos mais próximos com voos comerciais são os de São Luiz e Parnaíba (PI), sendo possível, ainda, optar por uma rota mais solicitada via Paulino Neves (MA) pela famosa Rota das Emoções, que conecta Ceará, Piauí e Maranhão, garantindo uma jornada turística inesquecível, visitando três unidades de conservação federais ao longo do percurso: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
|