|
O que foi notícia na semana |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na última quarta-feira (23), por videoconferência em Brasília, da 16ª Cúpula de Líderes do Brics, que ocorreu em Kazan, na Rússia. Em seu discurso, defendeu a criação de meios de pagamentos alternativos para transações comerciais entre os integrantes do Brics, entre os países do Brics, bloco de países em desenvolvimento do qual o Brasil faz parte. Entre outros temas, destacou o combate às mudanças climáticas e a fome, crítica às guerras no Oriente Médio e Leste Europeu, a defesa da taxação dos super-ricos e a democratização de marcos multilaterais. Essa é a primeira edição da cúpula do Brics com a participação dos cinco novos membros: Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. Até o ano passado, o Brics era formado apenas por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, decretou a prisão preventiva de seis pessoas, entre sócios e funcionários do laboratório PCS Labs Saleme. Elas são acusadas de ter responsabilidade pelos exames laboratoriais equivocados que resultaram na liberação, para transplante, de órgãos infectados com o vírus HIV. Entre eles estão dois sócios do laboratório, Walter Vieira, que já estava preso, e seu filho Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, que se apresentou espontaneamente na última quarta-feira (23). Também foram decretadas as prisões dos funcionários do laboratório Adriana Vargas dos Anjos, Jacqueline Iris Barcellar de Assis, Ivanilson Fernandes dos Santos e Cleber de Oliveira Santos, que já estão presos.
Pesquisa de intenção de votos para o 2º turno das eleições municipais de São Paulo divulgada na última quarta-feira (23) pela Quaest, mostra Ricardo Nunes (MDB) com 44% das intenções de voto e Guilherme Boulos (PSOL), com 35%. Nunes teve pequena oscilação de 45% para 44% de intenções de voto e Boulos, que tinha 33% na pesquisa anterior, oscilou para 35%. Em comparação com a pesquisa anterior, datada de 16 de outubro, Boulos ganhou alguns votos dos eleitores de Tabata Amaral (PSB), de 54% para 62%, e Nunes oscilou positivamente entre os que votaram em Pablo Marçal (PRTB), de 74% para 79%. A pesquisa encomendada pela TV Globo foi realizada entre 20 e 22 de outubro e entrevistou, presencialmente, 1.200 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo SP-06257/2024. Declararam votar em branco/nulo/ou se abster: 19% dos eleitores e indecisos, 2%.
O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) investiga a concessão, pela Prefeitura de São Paulo, de subsídios concedidos ao mercado imobiliário para construção de cerca de 240 mil apartamentos, a serem destinados para famílias de baixa renda. Porém, a promotoria investiga se esses imóveis foram, na verdade, direcionados a compradores de classe média alta ou investidores que desejam lucrar com locação. As 239.299 unidades em investigação foram aprovadas pela Prefeitura como HIS 2, o que configura imóveis para famílias com renda de 433 a 8.472 reais. Em geral, são studios ou apartamentos pequenos voltados para pessoas que vivem sozinhas. |
|
|
Veja a capa da edição:


|
|
Para anunciar ligue:
|
 |
2977-6544 / |
 |
94861-1729 |
|