 A Caminhada São Paulo Negra é um percurso de 3,5 km pelo centro, Liberdade e Bixiga, com visitas a locais históricos
|
São Paulo amplia ações para fortalecer o Afroturismo no estado, que já conta com um roteiro bem diversificado
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) anunciou uma série de iniciativas para contribuições ao Afroturismo no estado. Entre as novidades estão a atualização do guia temático Afroturismo SP (guianegro.com.br), o mapeamento do fluxo de viajantes específicos nesses segmentos e novas capacitações para profissionais do setor.
Segundo Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens, o Afroturismo é uma prioridade para São Paulo. “Lançamos o guia e foi um sucesso. Agora, a Setur-SP e o Grupo de Trabalho de Afroturismo vão atualizá-lo para torná-lo mais robusto e completo, com mais destinos e atrativos que valorizam o legado do povo negro”, afirmou.
 Com 41% da população paulista se identificando como negra, segundo o IBGE, São Paulo promove a Cultura Afro-Brasileira
|
Além da ampliação do guia, pretende-se aprimorar as pesquisas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) para incluir perguntas sobre cor/raça. O objetivo é mapear melhor o perfil dos turistas e desenvolver políticas mais inclusivas.
Outra ação prevista é a realização de workshops e roadshows pelo interior paulista, capacitando agentes de viagem e profissionais para atender melhor o público interessado no Afroturismo. O estado também planeja fortalecer sua presença em feiras externas à cultura negra, como a Feira Preta e a Expo Internacional Dia da Consciência Negra.
Com 41% da população paulista se identificando como negra, segundo o IBGE, São Paulo confirma a importância de valorizar e promover a Cultura Afro-Brasileira como parte essencial de sua identidade e de seu turismo. Confira algumas rotas:
 Os quilombos espalhados pelo Vale do Ribeira também são uma ótima opção para conhecer as comunidades e suas histórias
|
Caminhada São Paulo Negra - Percurso de 3,5 km pelo centro, Liberdade e Bixiga, com visitas a locais históricos como a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos e o antigo Pelourinho. Contato: guianegro@gmail.com / (11) 98994-7826.
Negros do Bixiga - Explora o Bixiga, antigo Quilombo do Saracura, com visitas à Casa Mestre Ananias e ao Museu do Bixiga. Contato: negrosdobixiga@gmail.com / (11) 99676-7444.
Uma Visão Periférica (Grajaú) - Roteiro que destaca o turismo inclusivo e a cultura local no Grajaú. Contato: barbaraterra7@gmail.com / (11) 95823-3425.
Rota da Liberdade (Taubaté) - Passeios afrocentrados em Taubaté, Salto de Pirapora, Pindamonhangaba e Ubatuba. Contato: solange.sb36@gmail.com / (12) 9 9116-0837.
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo - No Parque do Ibirapuera, com mais de oito mil obras que retratam a História Afro-Brasileira. Contato: faleconosco@museuafrobrasil.org.br / (11) 3320-8900.
Litoral Caminhada Quilombos Históricos de Santos - Percurso por antigos quilombos e locais históricos de Santos. Contato: mochilandoafroculturas@gmail.com / (13) 99134-4248.
Quilombo da Fazenda - Oficinas e trilhas entre Ubatuba e Paraty. Contato: quilombodafazenda20@gmail.com / (12) 99164-3835.
Interior Casa de Cultura Fazenda Roseira (Campinas) - Atividades culturais e oficinas de matrizes africanas. Contato: fazendaroseira@gmail.com / (19) 99343-7177.
Quilombo Cafundó (Salto de Pirapora) - Turismo pedagógico e preservação da língua Cupópia. Contato: cintiaapdelgado@gmail.com / (15) 9970-58885.
Ivaporunduva (Vale do Ribeira) - Quilombo rural com forte tradição religiosa. Contato: ivaporunduvatur@yahoo.com.br / (13) 9 9685-1594.
|